Uma grande parte das pessoas que escutam falar sobre o jovem que empresta o nome fantasia para o Diretório Acadêmico dos Estudantes do Curso Tecnológico de Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas/Campus Marechal Deodoro fazem essa pergunta: “ Quem foi Marcos André? ”, tentamos diluir essa dúvida através de alguns depoimentos de amigos e conhecidos do próprio Camarada.
Diferentemente da maioria das entidades estudantis, o Diretório Acadêmico dos estudantes do curso tecnológico em Gestão Ambiental não recebeu o nome simbólico de um revolucionário clássico emprestado, o que acontece na entidade é uma homenagem a um jovem que estudava no antigo CEFET-Pin (Hoje IF-AL/Campus Palmeira dos Índios).
Marcos André Veiga Cavalcante era um estudante atuante nas atividades escolares, participava ativamente da política de reivindicações da classe estudantil, candidato em 2003 a vice-presidente do Grêmio livre Tales Cavalcante (entidade que representa os estudantes secundaristas da sua unidade de ensino), mais só conseguiu se eleger em 2004 como Presidente, no período de sua atuação como liderança estudantil teve participação direta diante de um movimento estudantil empolgado e articulado em atividades que mobilizaram todas as unidades de ensino do antigo CEFET-AL. Morreu em 2005 em uma situação que só ele mesmo saberia explicar, cometeu suicídio. Mesmo tendo ido embora em matéria física, deixou para a sociedade o exemplo de dedicar-se a lutar por seus ideais e fazer seu papel por consciência de que é preciso agir quando se tem condições de fazer algo para melhoria do coletivo, a sua luta não será esquecida!
Marcos André PRESENTE!
_________________________________________
José Roberto Galdino e José Marcio Paixão.
Coordenação Geral
Diretório Acadêmico Marcos André - DAMA
Diferentemente da maioria das entidades estudantis, o Diretório Acadêmico dos estudantes do curso tecnológico em Gestão Ambiental não recebeu o nome simbólico de um revolucionário clássico emprestado, o que acontece na entidade é uma homenagem a um jovem que estudava no antigo CEFET-Pin (Hoje IF-AL/Campus Palmeira dos Índios).Marcos André Veiga Cavalcante era um estudante atuante nas atividades escolares, participava ativamente da política de reivindicações da classe estudantil, candidato em 2003 a vice-presidente do Grêmio livre Tales Cavalcante (entidade que representa os estudantes secundaristas da sua unidade de ensino), mais só conseguiu se eleger em 2004 como Presidente, no período de sua atuação como liderança estudantil teve participação direta diante de um movimento estudantil empolgado e articulado em atividades que mobilizaram todas as unidades de ensino do antigo CEFET-AL. Morreu em 2005 em uma situação que só ele mesmo saberia explicar, cometeu suicídio. Mesmo tendo ido embora em matéria física, deixou para a sociedade o exemplo de dedicar-se a lutar por seus ideais e fazer seu papel por consciência de que é preciso agir quando se tem condições de fazer algo para melhoria do coletivo, a sua luta não será esquecida!
Marcos André PRESENTE!
_________________________________________
José Roberto Galdino e José Marcio Paixão.
Coordenação Geral
Diretório Acadêmico Marcos André - DAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário